Fé
Pelotas realiza 37ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe neste domingo
Celebração que reúne milhares de fiéis da região ocorre pela primeira vez em dezembro
Foto: divulgação - DP - A celebração católica, que reúne milhares de fiéis, tem programação com atividades, das 7h às 16h
Por Victoria Fonseca
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)
Com Maria, caminhamos juntos na comunhão, na participação e na missão, este é o lema da 37ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe que ocorre neste domingo. A celebração católica, que reúne milhares de fiéis, tem programação com atividades, das 7h às 16h, no Seminário São Francisco de Paula e na Cascata. Tradicionalmente realizada em outubro, a nova data da peregrinação foi alterada para ocorrer próximo ao dia da Padroeira das Américas, 12 de dezembro.
A expectativa é que a celebração eucarística da 37ª Romaria, que marca a abertura do ano missionário, reúna em torno de dez mil fiéis. O início do evento religioso é marcado com a realização da missa que antecede o envio do quadro-imagem do Seminário São Francisco de Paula ao largo da Cascata. A carreata acompanhando o veículo que carrega o andor passará por alguns dos principais pontos da cidade e deverá chegar a Guadalupe próximo das 9h30min. Da entrada do local, os romeiros poderão percorrer a pé a distância de três quilômetros carregando a imagem até o Santuário. Já a missa, presidida pelo o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, ocorrerá às 10h.
Conforme o Padre Marcus Bicalho, neste ano a peregrinação salientará a figura do índio mexicano São Juan Diego, pessoa que testemunhou a primeira aparição de Nossa Senhora de Guadalupe. “Um momento importante da missa será quando nós vamos abrir um banner de três metros de Juan Diego na laje do Santuário”, conta.
Bicalho diz ainda que para todos, independentemente da religião, a mensagem que a Romaria passa é que as pessoas cuidem dos mais frágeis, tenham olhos especiais para os que mais sofrem. “Porque essa linguagem que é de Nossa Senhora é algo que nós todos podemos fazer”.
Modificações
De acordo com a Arquidiocese de Pelotas, um dos principais motivos da alteração de data da Romaria foi devido a celebração ocorrer simultaneamente à época das eleições em que o clima de polarização estava acirrado. Ainda de acordo com o Padre Bicalho, a tendência é que nos próximos anos o evento continue sendo realizado em dezembro devido a proximidade com o dia da Padroeira.
Outra mudança é a procissão. O ato de saudação a Padroeira em que os fiéis percorrem a pé cerca de 20 quilômetros até a Cascata não é realizado mais em conjunto com a Romaria, mas sim no último final de semana de agosto. “Agora a caminhada é só do largo da cascata até o santuário”, explica o Padre.
Entrada
Pessoas a pé terão entrada gratuita. Carros e motos pagam R$ 10,00 e R$ 5,00, respectivamente, e devem entrar pela estrada da Nova Cascata.
Programação
Celebração de envio do Quadro-Imagem no Seminário São Francisco de Paula - 7h
Recepção do Quadro-Imagem no Largo da Cascata - 9h15min
Celebração Eucarística - 10h
Oração do Santo Rosário - 13h
Bênção dos Romeiros - 15h
Celebração Eucarística de encerramento - 16h
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário